No exame é utilizado ondas sonoras de alta frequência, obtendo imagens de estruturas do interior do corpo. O princípio da formação das imagens de ultrassom é muito parecido com a do método do sonar usado por navios da marinha para descobrir submarinos. O exame de Doppler Scan Vascular é utilizado para obter imagens e sons das artérias (Doppler Scan Arterial), como imagens e sons das veias (Doppler Scan Venoso).
A razão mais importante para a realização de um exame de Doppler Scan Venoso dos membros inferiores é procurar por um coágulo de sangue, que se localiza nas veias da perna, nos casos de trombose venosa. Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, onde podem causar uma condição de risco chamada “embolia pulmonar”. Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.
Mas a razão mais frequente e comum pela qual este exame é realizado é a avaliação de quadros de edema secundário a varizes dos membros inferiores, principalmente quando se deseja indicar uma cirurgia, ou avaliar se existe comprometimento do sistema venoso profundo. Em pessoas com veias varicosas, as válvulas que existem no interior das veias e que facilitam o movimento do sangue na direção certa, podem estar danificadas.

Preparo

O paciente deve estar vestido confortavelmente ou usará um avental fornecido pela clínica. Acessórios presentes na área a ser examinada devem ser removidos. Não é necessário nenhum preparo adicional, à não ser que veias no interior do abdômen venham também a ser examinadas. Neste caso, o paciente deverá consultar a clínica e receber instruções adicionais, específicas para seu caso, que provavelmente incluirão um período de jejum.

Atendimento Online Medicina Nuclear